Curso de Administração da URI realiza viagem de estudos para Argentina e Chile

Curso de Administração da URI realiza viagem de estudos para Argentina e Chile
Visita ao Porto de Valparaíso, no Chile

A atividade contou com o acompanhamento do coordenador do curso, professor Darcí Luiz Kuiawinski, e do professor Fernando Sergio Mazon, e incluiu visitas técnicas a empresas de diferentes setores produtivos

Entre os dias 4 e 12 de outubro, acadêmicos do Curso de Administração da URI Erechim participaram de uma viagem internacional de estudos com destino à Argentina e ao Chile. A atividade contou com o acompanhamento do coordenador do curso, professor Darcí Luiz Kuiawinski, e do professor Fernando Sergio Mazon, e incluiu visitas técnicas a empresas de diferentes setores produtivos.

Em Córdoba, na Argentina, o grupo visitou, no dia 6, duas indústrias. A primeira parada foi na CNH Argentina, planta voltada à fabricação de tratores e colheitadeiras das marcas Case e New Holland. Na sequência, os estudantes conheceram a FCA Automobiles Argentina, responsável pela produção dos modelos Cronos e Titano, da marca FIAT, e da picape Dakota, da RAM. 

Durante as visitas, foram observadas as etapas de montagem dos produtos, setores de testes e controle de qualidade, práticas de sustentabilidade e o centro de controle das companhias, que monitora indicadores de produção, qualidade e segurança em tempo real.

O itinerário seguiu no dia 7 para Valparaíso, no Chile, onde o grupo esteve no Puerto de Valparaíso, principal porto do país. A visita abordou aspectos históricos, operacionais e comerciais, incluindo informações sobre o regime tributário chileno, produtos importados e exportados e os principais parceiros comerciais do Chile. 

Ainda na mesma data, a programação incluiu a Vinícola Emiliana, considerada a maior produtora de vinhos orgânicos do mundo, com cerca de 250 hectares cultivados. No local, foram apresentados os métodos de adubação orgânica, o controle biológico de pragas e as práticas de agricultura biodinâmica, que levam em conta os ciclos naturais e lunares.

No dia 10, em Mendoza (Argentina), ocorreram mais três visitas técnicas. A primeira, na Chocolezza, permitiu observar o processo artesanal de fabricação de alfajores e chocolates sem aditivos ou conservantes. Na sequência, o grupo conheceu a Olivícola Pasrai, produtora de azeites e derivados de azeitonas, e encerrou o roteiro na Vinícola Domiciano, que adota o sistema de colheita noturna das uvas, técnica utilizada para preservar o frescor e as características aromáticas dos vinhos.

Além das visitas técnicas, a viagem incluiu tours culturais pelas cidades de Córdoba e Mendoza, na Argentina, e por Valparaíso, Viña del Mar e Santiago, no Chile, proporcionando contato com aspectos históricos, culturais e turísticos das regiões visitadas.

A iniciativa integra as atividades tradicionais do curso de Administração que estimula a vivência prática e o intercâmbio de experiências entre os acadêmicos em contextos empresariais e culturais distintos.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA URI