Empreendedorismo feminino como tema na Federação Varejista

Diretoras compartilham reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e, especialmente, sua posição de liderança
Elas são cerca de 52% da população brasileira. Essa representatividade toda vem aparecendo com cada vez mais evidência na sociedade - muito por conta de uma das mais marcantes características femininas: a capacidade de empreender.
Empreender
E esse movimento, quando conduzido por mulheres, vem com toques diferenciados. “A mulher, quando empreende, normalmente traz consigo outras pessoas. Ela tem a preocupação de melhorar a sua vida pessoal, mas, principalmente de melhorar a vida da sua família.
Cerca de 80% das mulheres são chefes de suas famílias. Essa motivação, que leva muitas mulheres a empreender, reflete-se também nos projetos que elas assumem. A mulher tem o olhar de procurar melhorar o ambiente onde ela trabalha, de ser aberta à inovação, de acolher as diferenças.
A característica de ser uma cuidadora aparece também no local onde ela trabalha”, comenta a diretora da Mulher Empreendedora da Federação Varejista do RS, Débora Balbinotti Lunardi.
Mulheres no quadro societário
Esses atributos já vêm sendo reconhecidos e valorizados pelo mercado de trabalho. Atualmente mais de 50% das empresas possuem mulheres no seu quadro societário, o que por si só demonstra a participação ativa feminina nos mais variados segmentos.
Além disso, grande parte desses negócios são liderados também por mulheres. “É importante destacar que as mulheres, na qualidade de empreendedoras, sempre buscam estar preparadas para os novos modelos de negócio, para o novo mercado e para as novas necessidades dos clientes, através da participação em cursos, palestras e eventos direcionados para mulheres”, aponta a Diretora de Relações Institucionais e Governamentais da entidade, Clarice Strassburger.
Visão sistêmica
Tais características funcionam como um diferencial nos negócios. “Quando a gente fala de visão sistêmica, da empatia para entender o consumidor, são traços fortes femininos e que estão muito conectados com a tendência do posicionamento dos negócios, com o mundo em que estamos vivendo, seja no serviço, na indústria ou no comércio, estamos trabalhando com e para pessoas e esse olhar é cada vez mais importante quando a gente fala de personalização de atendimento para um público cliente cada vez mais exigente com relação necessidade de produto, adaptação, necessidade de serviço”, destaca Shaize Maldonado Roth; a coordenadora Comercial da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul.
Data para comemorar e lembrar desafios
Embora a participação da mulher no mercado de trabalho esteja encaminhando-se cada vez mais para o equilíbrio no país, alguns desafios seguem latentes. “Apesar de todo trabalho e esforço das mulheres, bem como da importância da sua participação no empreendedorismo, ainda existe uma escassez de cargos de liderança feminina junto às entidades da sociedade, bem como em cargos públicos, o que acaba dificultando o acesso e criando obstáculos para que as mulheres empreendedoras conquistem o seu espaço”, diz Clarice.
Liderança feminina
A liderança feminina nas entidades representativas é de grande importância pois consegue dar maior visibilidade acerca dos enfrentamentos que o empreendedorismo feminino sofre diante da ausência de políticas públicas que promovam uma maior inclusão e equidade das mulheres com os homens, principalmente no âmbito empresarial.
“A mulher precisa estar representada nas entidades setoriais, na política, na iniciativa privada porque ela tem uma forma diferente de conduzir os seus negócios. As mulheres, quando estão em posição de liderança, normalmente mantêm uma agenda propositiva. Isso é uma característica do empreendedorismo feminino que torna tão importante nossa participação nos espaços da sociedade”, complementa
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃIO
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