Especial O Seu Direito – Entrevista com o Advogado Tiago Soliman

Especial O Seu Direito – Entrevista com o Advogado Tiago Soliman

Advogado Tiago Soliman - Um especialista em Direito Previdenciário

As instituições de pesquisa apontam a área do direito previdenciário entre as dez mais promissoras. Prestes a completar 43 anos de idade no próximo dia 09 de setembro, o advogado Tiago Soliman atua há dezoito anos no segmento, junto ao escritório fundado pelo seu pai há mais de quatro décadas.
Segundo, dos três filhos do casal Laurides Antonio Soliman e Isolda Maria Pedrolo Soliman, Tiago é irmão do médico e biólogo Lucas e do engenheiro mecânico Marcos. Na entrevista concedida no início da tarde de segunda-feira (12), Tiago Soliman recordou da infância marcada pelas artes - sua mãe é formada em música, o pai em economia e os avós maternos marcaram época no canto coral. De igual modo, dos professores e colegas do ensino fundamental no Colégio Santa Clara. E, também, da Escola de Ensino Médio da Uri, que durante muitos anos contribuiu na formação da juventude local.
Questionado sobre a formação no Direito, revelou que, apesar da facilidade com o português e as ciências humanas, a profissão não apareceu nos testes vocacionais. Aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina para engenharia agronômica, iniciou o curso no ano de 1999 e se formou cinco anos depois. Durante um dos estágios da faculdade decidiu que queria ser advogado e em 2002 ingressou no curso de direito na Univale, em Florianópolis.
Formado em Agronomia no ano de 2005, retornou para Getúlio Vargas e passou a trabalhar para uma empresa com sede em Santa Cruz do Sul, na pesquisa em desenvolvimento de culturas como maçã, trigo e soja. Matriculado na Faplam, em Passo Fundo, deu continuidade no curso de Direito. Nesse período passou a trabalhar ao lado dos pais, no escritório previdenciário instalado no número 309 da Rua Senador Salgado Filho, no centro de Getúlio Vargas. Como não poderia deixar de ser, o TCC foi sobre um caso da área previdenciária do próprio escritório.
Aprovado no concurso da OAB no ano de 2009 passou a se dedicar integralmente à profissão. Além da formação acadêmica e do aprendizado ao lado dos pais, realizou a pós-graduação na área previdenciária junto a uma instituição de São Paulo, parceira da Anhanguera, sucessora da Faplam.
O casamento com a jovem Marlusa ocorreu no ano de 2011. Formada no curso de produção do vestuário, ela trabalha junto com o marido no escritório. O casal tem dois filhos: Alice, com 13 anos, e Raul, o caçula, com 2 anos.
As constantes mudanças na legislação previdenciária exigem muita dedicação e, além das leituras e consultas nos sites especializados, o profissional conta que acompanha atento o dia a dia do Congresso Nacional e as comissões da Câmara e do Senado.