Operação Sossego autua 15 veículos em Erechim

Policiais militares do 3º Batalhão Ambiental (BABM) e do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em conjunto com agentes do Departamento Municipal de Trânsito realizaram na noite de sábado (9), a Operação Sossego II, em Erechim.
O objetivo da ação, que conta com a participação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, é fiscalizar e coibir a emissão de ruídos emitidos pelos escapamentos adulterados de carros e motocicletas que circulam na cidade e causam transtornos à população.
“Além do combate à poluição sonora, a operação também visa garantir a segurança no trânsito, através de intensificação da fiscalização em motocicletas. A operação permite retirar de circulação os condutores inabilitados, com CNH suspensa ou cassada, além de motos sem condições de rodar na via pública, garantindo assim um trânsito mais seguro”, explica o comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Erechim, tenente Tiago Bernieri.
Foram abordados 70 veículos, entre automóveis e motocicletas, sendo lavradas 15 autuações.
Contravenção Penal
“Destaca-se que conduzir motocicletas com escapamento alterado, emitindo ruído excessivo, incide em infração de trânsito e com a utilização do sonômetro (decibelímetro) nas abordagens, os condutores podem responder pelo Crime Ambiental de poluição sonora e por perturbação do trabalho ou do sossego alheios que é uma Contravenção Penal”, diz o oficial.
Sonômetro
Utilizando o sonômetro, a Patram realizará a aferição dos níveis sonoros emitidos pelos veículos, analisando se os ruídos ultrapassavam os níveis permitidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9714 e NBR 16313, bem como o descrito na resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA BM
Comentários (0)