Roda de Conversa reúne geração experiente em debate sobre golpes virtuais

Evento promovido pelo CRAS trouxe orientações sobre segurança
digital e destacou a valorização da experiência da pessoa idosa
O Centro de Convivência Natalício Botolli, em Getúlio Vargas, recebeu, na tarde de sexta-feira (29), a Roda de Conversa com a Geração Experiente, uma iniciativa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O encontro reuniu grupos da terceira idade para um momento de partilha, aprendizado e prevenção.
Na abertura, a coordenadora do CRAS, Rita Pessoa da Silva, destacou a importância da vivência dos idosos. “Celebrar a geração experiente é reconhecer que, por trás de cada rosto marcado pelo tempo, existe uma história de coragem, amor e resiliência”, destacou.
FRAUDES DIGITAIS EM DEBATE
A convidada da tarde foi a escrivã de polícia Ana Tonini, que conduziu um bate-papo sobre fraudes na internet. De forma leve e direta, ela alertou sobre os golpes mais comuns, como o “golpe do bilhete premiado”, o WhatsApp clonado, o roubo de celular, falso motoboy, da troca de cartão e as ofertas falsas de vendas e empréstimos. “Os estelionatários têm cada vez mais recursos, principalmente com o avanço da tecnologia e até do uso da inteligência artificial. Todos estão suscetíveis, mas os idosos precisam de atenção redobrada. Antes de clicar ou transferir dinheiro, é fundamental pedir ajuda a familiares ou procurar a polícia”, ressaltou.
CASOS FREQUENTES E DIFICULDADES NAS INVESTIGAÇÕES
Segundo a palestrante, há registros frequentes de golpes em diferentes faixas etárias. A dificuldade maior está na recuperação dos valores, especialmente em transferências via Pix. “As investigações são complexas e muitas vezes envolvem presídios e contas de laranjas. Por isso, a prevenção ainda é a melhor defesa”, explicou Ana Tonini.
Além do debate sobre segurança digital, o encontro reforçou o objetivo do projeto: criar espaços de convivência, troca de experiências e fortalecimento da cidadania entre os idosos. A atividade integra o calendário de ações do CRAS e terá novas edições ao longo do ano, sempre com temas de interesse da comunidade.
01.09.2025
Comentários (0)