Academia de Futebol Triques & Giacomazzi realiza intercâmbio esportivo e cultural no Uruguai
Categoria sub 13/14 participou de uma excursão em Montevidéu
A última semana do mês de julho de 2025 ficará marcada para sempre na memória dos atletas da categoria sub 13/14 da Academia de Futebol TG, de Getúlio Vargas. Os 22 atletas - de 12, 13 e 14 anos de várias cidades da região -, acompanhados pelo professor Plínio Triques, realizaram uma excursão em Montevidéu, capital do Uruguai, onde disputaram três amistosos internacionais. Além dos jogos, a experiência, o conhecimento de outra cultura e os momentos de integração foram muito importantes para o aprendizado pessoal e profissional de cada um. “Foi uma semana para reforçar os valores como disciplina, respeito, convivência e trabalho em grupo”, comenta o professor e técnico da equipe, Plínio Triques.
Roteiro
O roteiro da viagem iniciou no dia 26 de julho, saindo do município de Estação, passando por Chuí e Punta del Este, chegando em Montevidéu no dia seguinte.
A segunda-feira, dia 28, foi de passeio turístico na capital uruguaia e no final da tarde a Academia TG disputou o primeiro amistoso, contra a categoria sub 15 do Defensor Sporting Club (clube formador do jogador do Flamengo De Arrascaeta). Hoje, o Defensor é considerado a 4ª equipe formadora de atletas do mundo.
Na terça-feira, dia 29, a delegação visitou o Museu do Futebol no Estádio Centenário, palco da final da 1ª Copa do Mundo em 1930. No final do dia, o amistoso foi contra o Penharol.
E na quarta-feira, dia 30, mais atividades turísticas durante o dia. No início da noite, o jogo contra a categoria sub 13/14 do Boston River.
Avaliação
Na avaliação do professor Plínio Triques, foi uma experiência diferente e única para os jovens atletas, que conseguiram se adaptar às divergências dos treinamentos. O dirigente compara o trabalho realizado com sua equipe e com as de Montevidéu: “Os três amistosos foram contra equipes que treinam diariamente, nós treinamos somente aos sábados. Eles treinam em campo sintético, nós nunca treinamos nesse tipo de piso. Os jogos foram à noite e com frio intenso, outra novidade para nós.”
Mesmo assim, foi muito proveitoso, pois os atletas puderam ver de perto a importância e a intensidade dos treinos diários. “Isso não faz parte da nossa realidade, pois nosso dia de treino da semana é no sábado, quando não temos jogos do regional ou quando não está chovendo”, reforça o professor Plínio, lembrando da oportunidade que teve de ter feito um estágio com outras categorias do Defensor. Nesse período, ele conferiu de perto porque as equipes uruguaias são fortes fisicamente e seu futebol é de uma intensidade grande.
“Isso tudo só foi possível realizarmos graças ao empenho dos familiares desses atletas e aos patrocinadores que nos deram esse suporte. Só nos resta agradecer a todos os envolvidos nesse Projeto Uruguai”, comenta Plínio Triques. Ele aproveita para anunciar que haverá novidades para 2026, pois a Academia TG já está se organizando para futuros projetos.
Nas fotos - Visita ao Museu do Futebol no Estádio Centenário; e as camisetas da TG que foram trocadas com os clubes visitados.














Comentários (0)