Getúlio Vargas compartilha experiência em Educação Integral em evento nacional na UFRGS
Orientadoras pedagógicas da SMECD representaram o município no IV Seminário Nacional de Educação Integral, em Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Getúlio Vargas participou, de 3 a 5 de novembro, do IV Seminário Nacional de Educação Integral – Sustentar e Ampliar o Direito à Educação Integral no Brasil, realizado no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento reuniu educadores, gestores e pesquisadores de todo o país em torno de um amplo debate sobre políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à formação integral dos estudantes.
Representando o município, as orientadoras pedagógicas do Setor Pedagógico da SMECD, Profª. Me. Luana Letícia Reffiel Menta e Profª. Me. Daniela Hoffmann, apresentaram o banner “Educação Integral em Getúlio Vargas-RS: possibilidades e desafios para a construção de uma educação de qualidade com equidade”, que sintetiza o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino.
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
A pesquisa e a experiência apresentadas destacam o percurso da Educação em Tempo Integral no município, suas ações intersetoriais, integrando atividades culturais, esportivas e formativas, a diversidade cultural presente nas escolas e os desafios enfrentados para garantir equidade e qualidade no processo educativo. O trabalho mostra como Getúlio Vargas vem consolidando políticas públicas que ampliam o tempo e o espaço de aprendizagem, envolvendo diferentes áreas da gestão pública e fortalecendo o papel da escola como espaço de desenvolvimento integral do estudante.
Durante os três dias de programação, o seminário contou com mesas-redondas, rodas de conversa e apresentações de experiências de todo o Brasil, abordando temas como currículo, dignidade humana, intersetorialidade, territorialidade e sustentabilidade
A participação de Getúlio Vargas reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto com a formação integral dos estudantes, o fortalecimento da rede pública de ensino e a valorização das práticas pedagógicas inovadoras, que integram saberes, promovem inclusão e garantem o direito à educação de qualidade para todos.














Comentários (0)