Jovens participam de Dia de Campo em propriedade referência na produção orgânica em Erechim
A propriedade da família de Edson Sandro Dariva, localizada na Comunidade Km 8, em Erechim, recebeu cerca de 70 jovens nesta terça-feira (04/11) para um Dia de Campo com a Juventude. O objetivo foi promover a troca de experiências e incentivar o protagonismo dos jovens rurais, reunindo participantes de diversos municípios da região.
As atividades foram desenvolvidas em três estações temáticas. Na primeira, as extensionistas Ediane Deon e Josiane Toman, junto com o jovem Vitor Dariva, apresentaram o Programa Bolsa Juventude Rural, destacando o projeto produtivo desenvolvido na propriedade. Vitor, contemplado pelo programa, adquiriu uma máquina de plantio de sementes finas de hortaliças, um pulverizador costal à bateria e uma máquina para plantio de mudas, que têm contribuído para melhorar a ergonomia e o manejo da atividade olerícola, certificada como orgânica desde 2017.
A segunda estação abordou o tema Bioinsumos para a produção orgânica de olerícolas, conduzida por representante da empresa parceira Hidroplan, que ressaltou a importância do uso de bioinsumos e da conservação do solo para o aumento da produtividade. Já na terceira estação, os extensionistas Adriano Szynkaruk e Cezar da Rosa falaram sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), destacando os benefícios da técnica que preserva a cobertura do solo e reduz o revolvimento nas sucessivas culturas.
Durante o encontro, a família Dariva compartilhou sua trajetória na horticultura, iniciada em 2013 com o apoio da Emater/RS-Ascar. O produtor Edson Dariva agradeceu à equipe do Escritório Municipal de Erechim, à Secretaria de Agricultura, representada pelo secretário-adjunto Tobias Biazi, à Hidroplan e às prefeituras parceiras, pelo apoio às ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). Ele também reforçou a importância da participação dos jovens na gestão e nas atividades produtivas, como forma de garantir a sucessão familiar no campo.
A produtora Liciane Dariva falou sobre a comercialização dos produtos e o jovem Vitor, estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), destacou a satisfação de atuar na propriedade. “Gosto muito de trabalhar aqui em casa, principalmente porque estou junto com a minha família”, destacou.
Ao final das estações, os participantes foram recebidos no quiosque da propriedade, onde foram demonstradas formas de apresentação e cortes de frutas e legumes. O extensionista Adriano Szynkaruk fez uma contextualização sobre o trabalho da família, seguido de uma fala do secretário-adjunto Tobias Biazi, que destacou a importância de ações como esta, que promovem conhecimento e integração entre os jovens rurais.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Fernanda Angonese, parabenizou a família pela condução exemplar da propriedade e agradeceu a todos os presentes pela participação e parceria nas ações de Aters desenvolvidas na região.
O evento contou com a presença de jovens e extensionistas dos municípios de Erechim, Centenário, Barra do Rio Azul, Floriano Peixoto, Viadutos, Mariano Moro, Marcelino Ramos, Ipiranga do Sul, Gaurama, Maximiliano de Almeida, Machadinho e Três Arroios.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar














Comentários (0)