Nutrição escolar em Getúlio Vargas alia saúde, inclusão e educação alimentar desde a infância

Nutrição escolar em Getúlio Vargas alia saúde,  inclusão e educação alimentar desde a infância
À frente desse trabalho está a nutricionista Tainara Caverzan, responsável técnica pela alimentação escolar no município

Cardápios adaptados, alimentos da agricultura familiar e projeto voltado a alunos

com seletividade alimentar fazem parte das ações da Prefeitura nas escolas

 

Garantir uma alimentação saudável, inclusiva e educativa para crianças e adolescentes é um dos pilares da política educacional de Getúlio Vargas. A alimentação escolar servida na rede municipal vai muito além do que está no prato: ela envolve planejamento técnico, cuidado nutricional, escuta ativa das famílias e um olhar atento às necessidades de cada estudante.

À frente desse trabalho está a nutricionista Tainara Caverzan, responsável técnica pela alimentação escolar no município. Ao lado da colega Fernanda Betoni Gempka, nutricionista do quadro técnico e da professora responsável pelo Setor de Alimentação Escolar Rosimeri Krasuski Sandri, ela compõe a equipe que atende as sete escolas da rede, planejando os cardápios e acompanhando a execução nas cozinhas escolares. “Falar sobre alimentação saudável é essencial. É algo que está presente no nosso dia a dia e que influencia diretamente no comportamento, no aprendizado e na saúde das crianças”, afirma Tainara.

CARDÁPIOS POR FAIXA ETÁRIA E ALIMENTOS NATURAIS

A alimentação escolar em Getúlio Vargas é elaborada conforme as necessidades nutricionais de cada faixa etária, sempre com atenção especial à qualidade dos alimentos. Cerca de 80% dos ingredientes utilizados vêm da agricultura familiar, o que garante refeições mais naturais, nutritivas e livres de ultraprocessados.

“Tudo que é caseiro é mais saudável. Por isso valorizamos alimentos produzidos localmente e preparados com carinho nas escolas. As serventes são parte essencial desse processo”, destaca a nutricionista.

Além disso, as escolas mantêm um canal aberto com pais e responsáveis, inclusive com publicação dos cardápios e fotos das refeições no site da alimentação escolar do município.

OBESIDADE INFANTIL E O PAPEL DAS FAMÍLIAS

Tainara também chama a atenção para um desafio global: o avanço da obesidade infantil. Segundo ela, muitos dos hábitos alimentares se formam em casa — e as escolhas das famílias refletem diretamente na aceitação dos alimentos na escola.

“Hoje, vivemos cercados por alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar. Isso altera o paladar das crianças, que passam a rejeitar alimentos naturais. Por isso, o papel das famílias é fundamental. Comer junto, cozinhar mais e oferecer frutas, legumes e comida de panela ajuda a criar bons hábitos desde cedo.”

INCLUSÃO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS

Uma das frentes mais inovadoras da nutrição escolar de Getúlio Vargas é o projeto de inclusão alimentar para alunos com intolerâncias, alergias e seletividade alimentar — especialmente voltado a crianças autistas ou com transtornos alimentares.

A partir de um questionário enviado às famílias, a equipe identifica quais crianças apresentam dificuldades na aceitação da alimentação escolar e adapta o cardápio conforme as necessidades e preferências individuais, sempre respeitando as orientações médicas.

“Não se trata de birra. Seletividade alimentar é uma condição real e crescente. Por isso, desenvolvemos um projeto conjunto, para incluir esses alunos sem excluí-los do momento da refeição”, explica Tainara.

A iniciativa também envolve reuniões com os pais, professores, auxiliares e monitores, escuta ativa e orientação sobre como ampliar gradualmente a aceitação de novos alimentos.

ESCOLA E NUTRIÇÃO LADO A LADO

A Prefeitura de Getúlio Vargas reforça que o setor de alimentação escolar está sempre aberto ao diálogo com a comunidade. “Fazemos tudo com muito cuidado e carinho, para que todos os alunos se sintam acolhidos, bem alimentados e felizes”, finaliza a nutricionista.

A alimentação escolar em Getúlio Vargas não é apenas refeição: é um instrumento de educação, saúde pública, inclusão e dignidade. Um compromisso diário com o presente e o futuro das crianças.