Emoção marca retorno de intercâmbio no Canadá de jovens rurais gaúchos

Emoção marca retorno de intercâmbio no Canadá de jovens rurais gaúchos
Foto: Giovana Machado, estagiária de Jornalismo da Emater/RS-Ascar

Após um longo período de planejamento e preparação e de cinco meses no Canadá, um grupo de jovens rurais do Rio Grande do Sul retorna ao Estado trazendo na bagagem experiências que foram compartilhadas em encontro realizado nesta quarta-feira (22/10), em Porto Alegre, no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar. As apresentações foram transmitidas de forma virtual pelo YouTube da Emater/RS-Ascar e podem ser revistas através do link https://www.youtube.com/watch?v=I29abc1l5P0.

 

Com o tema “Vivências que transformam: Young Farmers de volta ao Brasil”, 14 dos 18 jovens agricultores gaúchos que participaram do intercâmbio no Canadá falaram sobre suas experiências em propriedades canadenses, onde tiveram contato com novas técnicas de manejo, sistemas de irrigação e turismo rural, além de diferentes culturas e realidades da agricultura internacional. De volta ao RS, pretendem transformar suas práticas no campo. Em comum, a saudade da família, a percepção de que a agropecuária brasileira é potente e forte, e o orgulho de serem brasileiros.

 

A atividade, com entrega de certificados, faz parte do Programa Young Farmers, promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com entidades brasileiras e canadenses, e encerra a edição piloto desse programa de intercâmbio, promovido pelo Consulado do Canadá, PH Advisory Group, Overseas Five Education Inc (Canadá Intercâmbio) e Seymour Education Learning Center (Selc), com apoio da Emater/RS-Ascar e do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

Participaram o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, a secretária estadual de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, representando o governador Eduardo Leite, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, o diretor geral da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Amaral, representando o secretário Edivilson Brum, o idealizador e CEO da PH Advisory Group, Paulo Herrmann, o trade commissioner do Consulado Geral do Canadá no Brasil, Paulo Orlandi, e a CEO da Canadá Intercâmbio, Rosa Maria Troes, além do presidente e CEO da Selc College Vancouver, Patrick Dang, que se pronunciou de forma online. Da Emater/RS, o presidente Luciano Schwerz, que participa da missão técnica do Governo do Estado ao Nebraska (EUA), liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, se manifestou em texto, parabenizando os jovens. No auditório também acompanhou os relatos o diretor administrativo da Emater/RS, Alexandre Durans.

 

CAPACITAÇÕES E ENVOLVIMENTOS

A Emater/RS-Ascar pretende avaliar o sucesso deste primeiro grupo e planejar futuras turmas. Durante o encontro desta quinta-feira, a secretária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, falou sobre sua expectativa de que o projeto de intercâmbio de jovens rurais se torne uma política pública de Estado. Os jovens que participaram do intercâmbio têm idade entre 19 e 25 anos e concluíram o curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar.

 

A jovens Elaine Haas, do município de Barão, fez o intercâmbio na Valley Irrigação, produtora de uvas, maças, vinhos e sucos. “Produzimos uvas na propriedade e tenho como projeto ampliar a produção, além de investir na proteção de nascente para irrigar a produção”, diz, ao agradecer o apoio da Emater/RS-Ascar desde o início de seu trabalho na agricultura. Como mensagem, Elaine reafirma gostar do trabalho na agricultura e defende os estudos e capacitações contínuos, e está preparando aulas de inglês online para outros jovens rurais.

 

João Pedro da Silva Berg é outro jovem de Rio Grande que voltou animado do Canadá e decidido a ampliar o cultivo de morangos e investir na produção de flores. Morando há cinco anos num sítio, esse jovem urbano decidiu conhecer o mundo do agro e participou do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar. “Hoje dou mais valor e me empenho mais na propriedade”, diz. Seu intercâmbio no Canadá foi na Van Belle Nursery, viveirista, cujo carro-chefe é a produção de hortênsias. “Passamos por todos os setores da empresa, tendo muito aprendizado técnico, mas me chamou a atenção a disciplina, organização e planejamento da empresa, que me animaram a já no próximo ano iniciar uma pequena produção de flores no sítio”, anuncia, sorrindo.

 

Um outro alhar sobre a organização e a qualidade de vida dos empreendedores e empregados das empresas e propriedades participantes do intercâmbio teve o jovem Mateus Consalter, de Cacique Double, que estagiou na Delta Cattie, uma empresa com três fazendas e 105 mil cabeças de gado da raça Black Angus. “Tivemos muitos desafios, mas o suporte e o apoio que recebemos fizeram a diferença”, avalia, ao recordar que durante as atividades na fazenda pensava em como aplicar na propriedade de sua família no RS. “Hoje acredito que o agro brasileiro também tem muito a mostrar”, diz.

 

Vaneila Schneider, de São Paulo das Missões, trabalhou em duas propriedades, na Goat´s Pride Dairy, de criação de cabras, galinhas e patos, e na Van Belle Nursery, no departamento de recursos humanos de manhã e na poda e manejo de pragas nos pomares à tarde. Ela avalia que a gestão financeira é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores e por isso pretende investir na melhoria de processos, desde o planejamento, a gestão e o controle. De sua experiência do Canadá, a ser aplicada na propriedade no RS, Vaneila, que é formada em Engenharia Civil, diz estar recalculando rotas, investindo em um projeto para auxiliar jovens rurais na gestão e na comunicação e incentivar o cooperativismo. Ela diz esperar que sua propriedade seja modelo para outras famílias.

 

TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS

A transformação dos jovens se desafiarem a participar desse intercâmbio no Canadá e a postura de não deixar passar as oportunidades foram destacadas pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, que ressaltou o comprometimento com a qualificação oferecida pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar também para o público jovens rurais. "Esses jovens retornam com conhecimentos técnicos, culturais e de gestão, e receberão acompanhamento da Emater para aplicar os aprendizados em suas propriedades e comunidades, se tornando empreendedores e referências para outros jovens. É um legado que ultrapassa fronteiras e fortalece a agricultura familiar gaúcha", avaliou.

 

Paulo Herrmann, idealizador do projeto de intercâmbio Young Farmers para o Canadá, agradeceu aos pais desses jovens, “que confiaram nessa vivência e permitiram a viagem e o tempo longe de seus filhos, à Emater, pelo apoio deste o início, quando o projeto foi apresentado, às empresas parceiras e patrocinadores, porque sem eles a realização desse sonho seria impossível, e aos jovens, pela disciplina e responsabilidade com que vivenciaram novas práticas agropecuárias, que enriquecem suas rotinas e sua vida pessoal e profissional. Estou aliviado com o retorno”, disse.

 

 

“A Emater faz transformações na vida de quem vive no campo”, avalia a secretária Paula Mascarenhas, ao destacar o aspecto técnico, “que é fundamental, mas tem também o social, que agora nos desafia a oferecer a outros pais e parceiros mais essa oportunidade, essa missão coletiva, de buscar consolidar o intercâmbio como uma política pública de Estado”, anuncia. “Vocês são embaixadores que se transformaram e que podem estimular outros olhares para transformar as propriedades rurais do nosso Estado”, diz aos jovens rurais, nessa celebração de retorno ao RS.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar