Unimed Erechim inspira amor-próprio no Outubro Rosa

Palestrantes reforçam a importância do autocuidado e convidam mulheres a tirarem um tempo para si na prevenção ao câncer de mama
A Unimed Erechim promoveu mais uma etapa das palestras do Outubro Rosa, compartilhando uma mensagem poderosa: o autocuidado é um ato de amor-próprio.
Com momentos de reflexão, informação e troca, o evento convidou mulheres a olharem para si com mais carinho, não apenas durante o Outubro Rosa, mas em todos os dias do ano.
Organizado pela Saúde Ocupacional e pelo setor Comercial da Unimed Erechim, o encontro reuniu representantes de empresas na manhã de terça-feira, 21, no Anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini. O público acompanhou duas palestras inspiradoras.
A médica radiologista e coordenadora do serviço de Saúde da Mulher do Hospital Unimed Erechim, Dra. Suelyn Signor Soccol, abordou o tema “Cuidado integral e prevenção do câncer de mama”. E a psicóloga e estrategista de Pessoas e Cultura, Nadine Pilotto Fabiani, falou sobre “Mulheres que se amam: a força do autocuidado.”
Autocuidado é prevenção
A prevenção do câncer de mama envolve uma combinação de hábitos saudáveis, exames regulares e atenção aos fatores de risco. Essas atitudes reduzem significativamente as chances de desenvolver a doença ou favorecem o diagnóstico precoce, quando as chances de cura podem chegar a até 95%.
Entre as práticas que ajudam a diminuir a probabilidade de aparecimento do câncer, destacam-se: manter uma alimentação saudável; praticar atividades físicas regularmente; evitar o consumo de álcool (quanto menor o consumo, menor o risco); não fumar, já que o tabagismo aumenta o risco de vários tipos de câncer; manter o peso corporal adequado, pois o sobrepeso e a obesidade, especialmente após a menopausa, aumentam o risco.
Cuidar de si é um ato de amor
A coordenadora do serviço de Saúde Ocupacional da Unimed Erechim, Dra. Jaqueline Buaes Graeff, reforçou que o autocuidado deve ser constante. “Nós, enquanto instituição de saúde, nos preocupamos muito com a prevenção. Hoje falamos sobre o autocuidado, com o ‘eu’ em primeiro lugar. Quem cuida também precisa ser cuidado. Somos multiplicadores de opinião e transmitir informações corretas e éticas é fundamental. As empresas estão cada vez mais atentas à prevenção de seus colaboradores. E é isso que buscamos: uma medicina verdadeiramente preventiva em nosso país”, destacou.
Momento de parar, pensar e refletir
Já a Dra. Suelyn Signor Soccol, lembrou que o Outubro Rosa é um mês de reflexão, mas que o cuidado deve durar o ano todo. “Esse é o momento de parar, pensar e refletir, mas precisamos manter essa postura ao longo dos 12 meses. A mulher costuma cuidar de todos, e muitas vezes esquece de si mesma. Quando falamos em câncer de mama, dois fatores precisam estar sempre em evidência: a prevenção e o diagnóstico precoce.”
Ela deixou uma mensagem marcante às mais de 100 mulheres presentes. “Informações falsas prejudicam decisões. Tratamentos sem comprovação científica podem atrasar a cura. Por isso, busquem sempre fontes confiáveis e profissionais de saúde qualificados.”
Amar-se é um ato de coragem
A psicóloga Nadine Pilotto Fabiani destacou que, muitas vezes, a mulher assume tantas responsabilidades que acaba negligenciando sua própria saúde. “O Outubro Rosa não é apenas sobre o câncer. É sobre lembrar que você não é uma peça de máquina. Você é vida. Mulher que se ama não é egoísta. Ela garante que continua aqui. Se amar é um ato de coragem. E coragem é coisa de mulher.”
Durante sua palestra, Nadine propôs uma dinâmica interativa. Pediu que todas as participantes fizeram o uso de um QR Code com a mensagem: “Pare! Se cuide. Se toque. Se ame. Eu me importo com você. Cuide-se, pois o mundo precisa do seu brilho.”
Em seguida, sugeriu que enviassem a mensagem a alguém de sua lista de contatos e depois perguntou. “Quem mandou para si mesma?”.
A reflexão foi imediata. “É sobre isso que estamos falando. Nos colocar em primeiro lugar. Precisamos reservar tempo para nós mesmas. Quem se ama, se escuta. Quem se escuta, se salva. Cuidar de si é um ato de amor e o amor também se aprende”, finalizou Nadine.
Te ver bem, nos faz bem
A CEO da Operadora de Planos de Saúde e Mercado da Unimed Erechim, Adriana Biasi Machiavelli, destacou que as ações do Outubro Rosa seguem até o fim do mês, com novas visitas a empresas parceiras. “O Outubro Rosa é muito mais do que uma campanha, é um convite ao amor-próprio. Precisamos lembrar que prevenção salva vidas. Esses momentos de diálogo com empresas parceiras são essenciais para disseminarmos o autocuidado e a prevenção. Afinal, a saúde é o bem mais precioso que temos. E isso se conecta com a campanha dos 54 anos da Unimed Erechim: ‘Te ver bem, nos faz bem’”.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO UNIMED ERECHIM
Comentários (0)