Hospital Unimed Erechim apresenta case ambiental no palco do 3º Sinergia

Hospital Unimed Erechim apresenta case ambiental no palco do 3º Sinergia
Evento em Porto Alegre abordou práticas ESG e a segurança do paciente

Evento em Porto Alegre abordou práticas ESG e a segurança do paciente

Recentemente certificado como Carbono Neutro, o Hospital Unimed Erechim foi destaque por suas práticas ambientais, durante o 3º Sinergia - Sustentabilidade, ESG e Segurança do Paciente. O evento, realizado pela Safety4me, com organização da Educare, aconteceu no dia 23 de abril, na Tecnopuc, em Porto Alegre. A CEO do Hospital, Alessandra Sonda, apresentou o case da instituição de saúde. 

Conforme Alessandra, há mais de uma década a Unimed Erechim mapeia, quantifica, monitora e registra as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio da calculadora de CO2. 

Neste ano, a instituição aderiu à Política ESG do Sistema Unimed e potencializou ações por meio do aperfeiçoamento de processos, uso adequado da tecnologia e treinamento do quadro de colaboradores. 

No mês de março, a instituição foi reconhecida como Carbono Neutro, pela AKVO ESG. Por meio do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), o Hospital Unimed, juntamente com a Operadora de Planos de Saúde, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Atenção Integral à Saúde, Saúde Ocupacional e Farmácias compensaram 256 créditos de carbono, referentes às emissões geradas em 2023. 

“Aderir à política ESG foi uma decisão assertiva da nossa Diretoria Executiva. As ações envolvem todos os níveis da instituição, reduzindo nosso impacto no meio ambiente e contribuindo de forma efetiva com a comunidade”, explica a CEO. 

No Hospital Unimed Erechim, além da compensação das emissões, são realizadas ações voltadas à redução do uso de matérias-primas virgens, materiais não recicláveis e geração de resíduos; utilização de energia de fontes renováveis; e incentivo à economia circular. 

O presidente da cooperativa médica, Luiz Felipe Barreneche Leães, destaca que tanto a certificação, quando a apresentação do case, ratificam o empenho da instituição com relação às práticas ESG. “Todos os processos estão em sintonia a estes princípios, o que evidencia o cuidado que temos com os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. Este também é um compromisso que assumimos com nossos 245 médicos cooperados e mais de 25 mil clientes”, afirma. 

Para o idealizador do 3º Sinergia, Salvador Gullo Neto, a sustentabilidade e a segurança do paciente estão correlacionadas e devem ser incorporadas nas rotinas das instituições de saúde, promovendo a melhoria na qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, gerando resultados. 

 “Segurança do paciente é sustentabilidade em todas as vertentes. A proposta é discutir essa conexão, estabelecendo um movimento sinérgico entre sustentabilidade, ESG e a segurança do paciente”, explica. 

O 3º Sinergia contou com palestras e cases da Unimed Porto Alegre, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Hospital São Lucas da PUCRS, Reumatocenter e Eficiência Hospitalista. A mesa de debates foi coordenada por Oswaldo Balparda, CEO do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) e Alcides Mandelli Stumpf, Diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS e presidente do Instituto Unimed/RS.

ASSESSORIA DE IMPRENSA UNIMED  ERECHIM