Curso de processamento artesanal de massas e molhos promove qualificação e autonomia feminina em Erechim

Curso de processamento artesanal de massas e molhos promove qualificação e autonomia feminina em Erechim

Qualificar mulheres, promovendo o aperfeiçoamento na produção artesanal com qualidade, o empreendedorismo e a autonomia financeira feminina são os objetivos do Curso de Processamento Artesanal de Massas Frescas e Molhos, que está sendo realizado no Centro de Treinamento para Agricultores de Erechim (Cetre). A capacitação, que teve início na terça-feira (28/10) e segue até hoje (30/10), totaliza 24 horas/aula e integra as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar.

Das 18 participantes, 16 vieram do município de Candiota, na região dos Pampas, percorrendo mais de 600 quilômetros até Erechim em busca de novos conhecimentos. Essa participação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, com o propósito de oferecer novas oportunidades de geração de renda para as mulheres do município.

De acordo com a equipe organizadora da atividade, as avaliações são extremamente positivas. Além do aprendizado técnico, as cursistas destacam as possibilidades de ampliar e diversificar a produção em suas regiões, incorporando novos tipos de massas e molhos inspirados na gastronomia regional de Erechim, uma culinária marcada pela riqueza cultural e diversidade étnica.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar