Missão técnica com participação da Emater/RS-Ascar nos EUA busca soluções inovadoras para a irrigação
A Emater/RS-Ascar encerra nesta sexta-feira (24/10) a participação na missão técnica gaúcha em Nebraska (EUA). Desde 20 de outubro, o grupo liderado pelo Governo do Estado realizou visitas a universidades, órgãos públicos, propriedades e empresas que são referência em irrigação, inovação e gestão sustentável da água. O objetivo é adquirir conhecimento, ter contato com experiências bem-sucedidas e estabelecer cooperações para acelerar a transformação da agricultura irrigada e sustentável no Rio Grande do Sul.
O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, integra a comitiva, que é liderada pelo vice-governador, Gabriel Souza, e conta também com os secretários da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edvilson Brum, além de outras autoridades.
A escolha por Nebraska como destino da missão tem relação com o êxito dos modelos adotados na região. O estado é referência mundial em irrigação e gestão de recursos hídricos, com políticas públicas e soluções tecnológicas que integram o uso sustentável de aquíferos, reservação de água, inovação tecnológica e parcerias entre governo, universidades e setor privado.
“Buscamos interagir com os departamentos de gestão da água e também ouvir dos próprios produtores como esse processo de gestão dos recursos hídricos acontece na prática”, explica o presidente da Emater/RS.
Na terça-feira (21/10), o grupo conheceu o Distrito de Recursos Naturais de Upper Big Blue e a Stahr Farms, em York. A fazenda da família Farms utiliza a irrigação no plantio de milho e soja, alcançando uma produtividade de 250 sacos de milho por hectare. “Eles conseguem produzir mais, ter mais estabilidade e continuar na atividade”, comenta Schwerz.
Já na quarta-feira (22/10), as visitações da comitiva gaúcha incluíram o Centro de Educação de Extensão do Leste de Nebraska (ENREEC), o Departamento de Recursos Naturais e o Centro Nacional de Mitigação da Seca, com foco em gestão hídrica, planejamento e estratégias de prevenção aos efeitos da estiagem.
Na quinta-feira (23/10), o grupo esteve na Valmont, fábrica de pivôs do Valley Center, em Valley, e a Lindsay Center Pivot Company, em Elkhorn. A missão encerra nesta sexta-feira (24/10), com diálogo no Daugherty Water for Food Global Institute, no Nebraska Innovation Campus (NIC), em Lincoln.
Segundo o presidente da Emater/RS, algumas tecnologias e equipamentos adotados em Nebraska são também utilizados no Rio Grande do Sul. As principais diferenças, no entanto, residem no clima do estado. “Em Nebraska, a maior parte da água usada na irrigação é do lençol freático, abastecido pela água da neve derretida. É um sistema totalmente diferente pela condição geográfica, geológica e climática”, salienta Luciano.
Apesar das especificidades da região, o presidente da Instituição enfatiza soluções que podem ser pensadas para o contexto gaúcho. “Como aprendizados, estamos vendo que a irrigação precisa ser encarada como uma ferramenta dentro dos sistemas de produção, que as estratégias de gestão do uso da água devem ser ampliadas e que os programas de Estado devem ser potencializados para dar cada vez mais suporte ao produtor”, finaliza.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar














Comentários (0)