Ascenção e queda, por Neivo A T Fabris. Edição de 24/10/2025

Ascenção e queda, por Neivo A T Fabris. Edição de 24/10/2025

Ascenção e queda

A série documental “Caçador de Marajás” estreou na plataforma Globo Play no dia 16 de outubro. A produção das empresas Boutique Filmes e Waking Up Films, narra a ascensão e queda do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que desde o dia 1º de maio cumpre prisão domiciliar. A obra, que se apresenta como de memorização e de reflexão, entrou em cartaz no momento em que o país revisita lideranças políticas das últimas duas décadas do século passado, e reconhece o impacto da mídia na projeção dos mesmos.  

II
Oito em cada dez eleitores que foram às urnas em 1989 nunca haviam votado para presidente. Revisitar o processo que culminou com a eleição direta do primeiro presidente civil desde a vitória de Jânio Quadros no ano de 1960, permite inúmeras reflexões. Com depoimento de jornalistas, historiadores, familiares e políticos, a película revela a força de discursos de moralização no período eleitoral. De igual modo, leva a maior emissora de TV do país a olhar os próprios erros, como selecionar os melhores momentos de Collor e os piores de Lula no debate do segundo-turno, exibidos no Jornal Hoje e Jornal Nacional.

III
A riqueza do documentário produzido por Marcelo Campanér e Gustavo Mello fica evidente pelas tomadas em diferentes regiões do Brasil em busca de testemunhos e documentos inéditos. O trabalho não segue a cronologia linear, mas cobre mais de setenta anos de história política e familiar. A abordagem que combina memória e bastidores prende o espectador desde o primeiro dos sete episódios. Quem espera que “Caçador de Marajás” ofereça uma visão profunda sobre o personagem principal, desde sua ascensão política até seu declínio, não se decepciona.

IV
O documentário percorre desde a estreia de Fernando Collor de Mello como prefeito nomeado de Maceió, passando pelo mandato na Câmara Federal, e a eleição como governador de Alagoas pelo MDB em 1986, no embalo do Plano Cruzado. De forma didática a série mostra como Collor conquistou projeção nacional após adotar o discurso anticorrupção e o combate aos “marajás”. Fica patente que o discurso foi catapultado pela grande imprensa, contribuindo para construir a imagem de homem probo, responsável e comprometido com os menos favorecidos.

V
O arquivo de fotos e filmes da família revela momentos da infância dos filhos de Arnon Afonso de Farias Mello e Leda Collor de Mello. Da proximidade dos irmãos Fernando e Pedro, do rompimento dos dois, seguido da denúncia de Pedro do esquema de corrupção coordenado por PC Farias. Da instalação da CPI, dos trabalhos que se seguiram, até o impeachment e a renúncia do presidente. A crise econômica do período, marcado pelo descontrole da inflação e dos malfadados planos econômicos que antecederam ao Plano Real, mostra um Brasil desconhecido das novas gerações.

 

Curtas

# Dois pedidos de providências e uma indicação entraram na pauta da sessão do Legislativo de Getúlio Vargas na noite de ontem (23).
# Neste primeiro ano da Legislatura 2025–2028 já são 71 pedidos e 18 indicações subscritas pelos vereadores e/ou bancadas com assento no Poder instalado no número 681 da Rua Irmão Gabriel Leão.
# A indicação da bancada do MDB solicita à Secretaria da Saúde que viabilize a ampliação no horário de atendimento ao menos em uma Unidade Básica, em um turno estendido uma vez por semana.
# Dos dois projetos do Executivo, o de número 84/2025, que dispõe sobre a regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros com uso de aplicativos de tecnologia.
# O Comitê Pró BR-153 da região do Alto Uruguai se reuniu com lideranças da Associação de Municípios do Planalto.
# O encontro ocorreu na UPF e as lideranças foram recebidas pela professora Bernadete Dalmolin, reitora da instituição, e por José Francisco Longo, integrante do primeiro escalão da Prefeitura de Passo Fundo.
# Na pauta, o resultado das audiências ocorridas no Congresso Nacional e da apresentação à bancada gaúcha da demanda da região quanto a pavimentação dos 68,4 km da Transbrasiliana.
#  Estratégias conjuntas, a serem adotados no período que antecede a seleção dos projetos pela bancada formada pelos 31 deputados e três senadores, foram deliberadas.

Dito & Feito:

A vice-prefeita Luciana Folle (PP) está à frente do Executivo de Ipiranga do Sul desde segunda-feira (20). Ela permanece  no cargo até o dia 11 de novembro, quando o prefeito Marco Antônio Sana (União) retorna do período de férias.

 

Foto - Da série “Vistas de Getúlio Vargas”.