Hospital Unimed Erechim conquista Prêmio Top Cidadania 2025

Hospital Unimed Erechim conquista Prêmio Top Cidadania 2025
Alta humanizada cuidados com as unhas
Hospital Unimed Erechim conquista Prêmio Top Cidadania 2025
Hospital Unimed Erechim conquista Prêmio Top Cidadania 2025

Instituição hospitalar é destaque com modelo de cuidado centrado na experiência do paciente

O Hospital Unimed Erechim foi reconhecido com o Prêmio Top Cidadania 2025, por suas práticas integrativas. A certificação foi concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), às instituições que se sobressaíram por práticas de desenvolvimento humano, gestão de pessoas e responsabilidade social.

A instituição hospitalar foi reconhecida com o case “Hospital Unimed Erechim: modelo de excelência em experiência do paciente.” O projeto é conduzido com base no Jeito de Cuidar Unimed e em uma gestão integrada, que valoriza ativamente o feedback dos pacientes, transformando suas percepções em melhorias contínuas e na evolução constante do cuidado.

O serviço de alta humanizada em conjunto com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde oferece aos pacientes uma série de recursos terapêuticos que ampliam o cuidado físico, emocional e espiritual. Entre essas práticas estão aromaterapia, Reiki, escalda-pés, musicoterapia e cuidados com cabelo, barba e unhas.

Para a enfermeira e coordenadora assistencial do Hospital, Cristiane Gorete Macioroski, as práticas são abordagens que visam o bem-estar integral do paciente, colocando-o no centro do cuidado. “Ao incorporar terapias integrativas conseguimos não apenas aliviar o desconforto físico, mas também promover a saúde emocional e mental do paciente. Essas práticas respeitam as individualidades e preferências deles, criando um ambiente acolhedor e humanizado, o que pode resultar em uma recuperação mais rápida e eficaz, complementando o tratamento medicamentoso.”

A psicóloga hospitalar Stefany Nathalia Ansolin explica que o cuidado com o paciente vai além do tratamento clínico. Ela reforça a importância de um olhar completo para a saúde, baseado em uma abordagem biopsicossocial e humanizada. “Desde o primeiro contato até a alta e mesmo no pós-alta, promovemos um cuidado que respeita a individualidade e a história de vida de cada pessoa. O ambiente hospitalar pode suscitar emoções intensas, como medo, ansiedade e insegurança. Por isso criamos um espaço acolhedor e afetivo, que cuida do corpo e da alma.”

Cuidado que vai além do corpo físico

Inspirado no compromisso de oferecer um cuidado humanizado e centrado na pessoa, o Hospital Unimed Erechim valoriza cada etapa da jornada do paciente. Desde 2017, busca unir segurança, tecnologia e acolhimento, acreditando que a verdadeira experiência nasce das relações humanas.

A supervisora de Gestão do Relacionamento com o Paciente do Hospital, Jandimara Fior Silvestri, explica que a instituição visa promover um ambiente hospitalar humanizado, seguro e acolhedor. “Estabelecemos objetivos específicos que visam humanizar o atendimento por meio da empatia, escuta ativa e acolhimento; reduzir a ansiedade e o medo dos pacientes, oferecendo suporte emocional e informações claras; além de promover o bem-estar integral, considerando aspectos emocionais, sociais e culturais durante a internação.”

Para a paciente Terezinha Lando, de 77 anos, o Reiki foi um verdadeiro diferencial durante sua internação. “Eu não imaginava que existia essa prática dentro do hospital. Me ofereceram e eu aceitei. Foi uma experiência muito boa, cheguei até a dormir durante a sessão de Reiki. Me senti mais calma e mais leve. Foi um carinho além do meu tratamento que me deixou muito bem.”

Sua filha, Mariza Zibetti, destacou os benefícios da experiência vivida por sua mãe. “Eu achei incrível saber que esse tratamento é oferecido dentro do hospital. É algo especial, um cuidado a mais com o paciente. Para minha mãe foi muito bom, ela relaxou bastante. Enquanto acontecia a sessão, tocava uma música que a gente ouvia no hospital todo. Achei isso muito diferente, muito bom mesmo. Ela se sentiu acolhida.”

Além do Reiki, a instituição realiza comemorações festivas e sazonais, alimentações personalizadas com mensagens motivacionais que visam contribuir para facilitar a adaptação à internação, cartão de boas-vindas, enxoval personalizado e caixa com atividades lúdicas para pacientes infantis, além do prontuário afetivo utilizado pela equipe do CTI para conhecer preferências dos pacientes. As práticas estão disponíveis a todos os pacientes durante seu período de internação no hospital.

Saiba mais sobre o Prêmio Top Cidadania

Coordenado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul, o Prêmio Top Cidadania reconhece instituições gaúchas que realizaram ações sociais. Nesta edição foram 61 instituições premiadas, sendo 45 no Top Ser Humano e 15 no Top Cidadania.

Para a CEO do Hospital Unimed Erechim, Alessandra Sonda, a conquista reflete o compromisso contínuo com a qualidade e a centralidade no cuidado ao paciente. “A certificação demonstra o quanto estamos comprometidos com nossos pacientes. Colocar o cliente no centro da jornada de atendimento é o que nos move. Cada decisão, cada processo e cada detalhe do nosso hospital é pensado para garantir uma experiência acolhedora, segura e humana.”

O Prêmio Top Ser Humano foi criado em 1993 para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das organizações. Já o Prêmio Top Cidadania, foi criado em 2001 e reconhece ações sociais realizadas pelas instituições no Estado.

A cerimônia oficial de entrega dos troféus será realizada no dia 27 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Além da Unimed Erechim, foi reconhecida também a Unimed Noroeste/RS.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIMED ERECHIM