Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas é agraciado com a Medalha o Centenário da Revolução de 1923
O Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas foi um dos homenageados em cerimônia alusiva ao Centenário da Revolução de 1923, ocorrida no dia 21 de dezembro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como de entidades culturais estiveram presentes no evento.
A iniciativa é do Governo do Estado, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Tribunal de Justiça Militar. O professor Neivo A T Fabris, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, foi representado na cerimônia pelo confrade Paulo Roberto Dalacorte, que integra a diretoria da entidade local.
A Medalha Centenário da Revolução de 1923, conta com as cores do Rio Grande do Sul e retrata o Castelo Assis Brasil, localizado em Pedras Altas, local da assinatura do pacto que colocou fim ao movimento revolucionário.
A Revolução de 1923
A Revolução de 1923, que começou no fim de janeiro daquele ano, depois do anúncio do resultado da eleição, terminou em dezembro, com o Pacto de Pedras Altas. Pelo acordo entre chimangos e maragatos, Borges de Medeiros pôde permanecer na Presidência até o fim do seu mandato, em 1928. Em contrapartida, numa vitória da oposição, a Constituição de 1891 foi reformada, impedindo a partir de então a reeleição, a indicação de intendentes (prefeitos) e do vice-presidente do Estado.
O sucessor de Borges no governo gaúcho foi Getúlio Vargas, lenço branco, chimango. Em 1930, a Frente Única Rio-grandense, sob sua liderança, assumiu o governo do País, também por meio de um movimento revolucionário.
Em parceria com a Prefeitura de Erebango o Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas realizou no dia oito de agosto uma jornada Acadêmica com o tema “O Centenário da Revolução de 1923 e o Combate de Erebango”. A coordenação do evento, que contou com a parceria do Instituto Histórico de Passo Fundo e do Arquivo Municipal Juarez Miguel Illa Font, de Erechim, foi do professor Neivo A T Fabris. As palestras realizadas estão disponíveis no You Tube.
ASSISTA O SEMINÁRIO REALIZADO EM EREBANGO NO DIA 8 DE AGOSTO.
https://www.youtube.com/watch?v=kKmlGuDnHXk
https://www.youtube.com/watch?v=-XLwrpB2hTk&t=55s
Comentários (0)