Invernada juvenil do Tropilha Crioula leva a Torre Eiffel ao tablado do 2º Enartinho
Grupo fica no top 5 do evento que reúne mais de 2.000 crianças e jovens em Erechim
Entre as mais de 90 entidades, de mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul que participaram da 2ª edição do Enart Pré-mirim, Mirim e Juvenil 2025, em Erechim, no último final de semana, estava o CTG Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas. Durante três dias o evento celebrou a força da cultura gaúcha e o protagonismo das crianças e jovens que mantêm viva a tradição do RS.
A invernada juvenil do CTG Tropilha Crioula apresentou duas coreografias que contam a história da primeira viagem de um grupo de tradicionalistas para o exterior. Em 1958, Paixão Côrtes e Nico Fagundes passaram seis meses em Paris, na França, apresentando as danças tradicionais gaúchas. Para abrilhantar a apresentação, o grupo levou para o tablado uma réplica da Torre Eiffel, desenvolvendo um trabalho coreográfico em torno desse símbolo que foi declarado patrimônio histórico e cultural. Os efeitos visuais de luzes na torre de 5 metros de altura, com as cores da bandeira do RS, brilharam no tablado do Enart.
O grupo também apresentou cinco danças tradicionais e é top 5 tanto na etapa classificatória, quanto na etapa final do evento. Esta categoria contou com 25 grupos participantes.
O CTG Tropilha Crioula também participou com sua invernada pré-mirim (crianças dos 7 aos 9 anos). E nas modalidades individuais: Yuri Pedroso e Luiza Boscheto - 4º lugar nas danças de salão juvenil; Antonella Dacampo - 4º lugar na gaita piano mirim; Mariana Barancelli Rosa - 6º lugar solista vocal feminino mirim; Martina Zanoni - 10º lugar solista vocal feminino mirim; e Nicolas Motta Maas e Joana da Silva - 16º lugar dança de salão juvenil.
O Enartinho
O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi disputado nas modalidades: gaita piano, gaita ponto, solista vocal masculino e feminino, danças gaúchas de salão, declamação feminina e masculina, chula e danças tradicionais gaúchas. Os grandes vencedores foram os CTGs Patrulha do Rio Grande (danças tradicionais, categoria mirim), de Santo Antônio da Patrulha; e Sentinela do Pago (categoria juvenil), de Marau. Pela categoria pré-mirim todos que se apresentaram receberam troféu de participação.
O evento foi promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio da 19ª Região Tradicionalista (RT), com parceria da Prefeitura de Erechim e apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim e do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo.














Comentários (0)