Legado que inspira: livro e exposição do bicentenário

Legado que inspira: livro e exposição do bicentenário

Legado que inspira: livro e exposição do bicentenário

A obra foi lançada na sexta-feira (19) e presta, nas suas 200 páginas, o reconhecimento aos imigrantes alemães que desembarcaram em São Leopoldo, em 25 de julho de 1824

 

A Associação dos Municípios do Vale Germânico, lançou, na última sexta-feira (19), o livro Bicentenário da Imigração: Legado que Inspira. Através da obra, totalmente traduzida para o alemão, as quatorze cidades da Amvag que integram a região-berço da colonização alemã no Brasil prestam seu reconhecimento aos imigrantes que desembarcaram em São Leopoldo, em 25 de julho de 1824.
As mais de 300 imagens publicadas - a maioria selecionadas por equipes das prefeituras - permitem observar que muito do legado germânico sobrevive e segue sendo passado de geração para geração, confirmando que o desenvolvimento conquistado é fruto do aprendizado dos que aqui chegaram há dois séculos. Além do livro, a homenagem conta com exposição fotográfica homônima formada por quatorze imagens, medindo 60x70cm extraídas do livro. Com tiragem de 2.100 exemplares, o Legado que Inspira está sendo distribuído entre as prefeituras da Amvag. Cada município receberá uma coleção e realizará sua exposição.
Na publicação, cada município está presente em uma seção, que conta com o histórico da cidade, com imagens selecionadas por suas equipes. Há imagens de igrejas, festas, gastronomia, folclore, pontos turísticos, arquitetura, entre outros, ligados a imigração. De igual modo, fotografias históricas e atuais. E, também, artigo de autoria dos prefeitos das quatorze cidades, ressaltando a efeméride.