Unimed Erechim participa do XIII Simpósio do Cooperativismo
Evento reúne comunidade em Erechim para discutir saúde mental e reforçar valores cooperativistas
Painéis destacam visões multidisciplinares sobre a saúde mental
Uma noite marcada por reflexões, diálogo e participação da comunidade, o Núcleo de Cooperativas do Alto Uruguai, realizou o XIII Simpósio do Cooperativismo, no Salão de Atos da URI Erechim. O evento, trouxe como tema central “Mente em Cena – Uma visão multidisciplinar da saúde mental” e reuniu estudantes, profissionais, cooperados e lideranças locais.
O Simpósio realizado no dia 2 de julho integra as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, reforçando o papel do cooperativismo como um agente ativo na promoção do desenvolvimento social e humano.
A abertura contou com a fala de representantes do Núcleo das Cooperativas do Alto Uruguai, que destacaram a importância do movimento cooperativista na região e apresentaram o tema “A representatividade do cooperativismo no Alto Uruguai”. O momento destacou os avanços, os desafios e o impacto positivo das cooperativas no desenvolvimento sustentável das comunidades.
De acordo com o presidente do Núcleo das Cooperativas, Izelso Batisti, o simpósio foi uma oportunidade de mostrar o cooperativismo e a importância destas organizações na região. “O cooperativismo é uma forma de atendermos o nosso associado e estarmos mais próximos. O simpósio vem para certificar isso, trazer para a comunidade a representatividade do Núcleo em todos os ramos, mostrando a nossa união em prol da comunidade.”
Para o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães fazer parte do Núcleo e apoiar iniciativas como o simpósio reforça o compromisso com a promoção da saúde integral e do bem-estar coletivo. “O tema ‘Mente em Cena’ traz à tona a urgência de olharmos para a saúde mental de forma ampla, integrada e humana, princípios que estão em nosso DNA como cooperativas. Eventos como este contribuem para o fortalecimento do diálogo, da conscientização e da responsabilidade social que as cooperativas assumem visando o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuam”, ressalta.
O vice-presidente do Núcleo das Cooperativas, Luis Caramori destaca que, ao longo do ano, diversas ações ainda serão realizadas em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas. “O Núcleo reúne cooperativas de diferentes segmentos, todas com um objetivo comum: promover e fortalecer o cooperativismo em nossas comunidades e em toda a região. Como parte dessa programação, no dia 30 de agosto será realizado o Dia C de Cooperar, uma tarde dedicada à intercooperação, na qual todas as cooperativas integrantes do Núcleo estarão reunidas em um evento conjunto.”
Membros da diretoria do Núcleo de Cooperativas do Alto Uruguai
Painéis destacam visões multidisciplinares sobre a saúde mental
O evento trouxe uma série de painéis temáticos voltados à saúde mental, conduzidos por profissionais reconhecidos na área da saúde.
O primeiro momento contou com uma meditação, conduzido pela psicóloga hospitalar Stefany Ansolin. Segundo a profissional, a prática auxilia diretamente na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. “O cuidado integrado em saúde é fundamental para a construção de uma saúde mental equilibrada. Com isso, a prática meditativa busca, por meio da respiração e da atenção plena, auxiliar na construção deste equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando uma harmonia completa do ser”, explica.
A CEO do Hospital Unimed Erechim, Alessandra Sonda, destacou a importância de promover a saúde mental de forma prática dentro das instituições. “Cuidamos da saúde mental da nossa equipe, promovendo equilíbrio para que possam oferecer um atendimento com qualidade e excelência. Durante a conversa, abordei alguns passos para que, de maneira prática, objetiva e consistente, possamos evidenciar o trabalho que a Unimed vem desenvolvendo com seus colaboradores. Como CEO, minha principal preocupação é manter o time equilibrado de forma integral, garantindo qualidade assistencial e segurança ao paciente.”
Para a psicóloga Sandra Munero, o momento foi uma oportunidade de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde mental. “O nosso objetivo foi trazer ao público informações e reflexões sobre a saúde mental a partir do olhar da psicologia, mostrando que, muitas vezes, desconsideramos pequenas ações do dia a dia que são fundamentais para o nosso bem-estar. Precisamos compreender a integralidade do ser, pois o corpo físico responde diretamente aos movimentos internos das nossas emoções e do nosso corpo energético”, ressalta.
No encerramento dos painéis, a médica do trabalho Jaqueline Buaes Graeff reforçou a importância da saúde mental no ambiente corporativo. “A saúde mental no trabalho tornou-se uma prioridade diante do aumento significativo de casos de adoecimento mental no Brasil e no mundo. As recentes atualizações da Norma Regulamentadora 1 (NR1) reforçam essa preocupação, ao exigir que os empregadores invistam no bem-estar mental de colaboradores, gestores e empresários. Promover um ambiente de trabalho saudável, seguro e equilibrado é essencial para a sustentabilidade das organizações e para a valorização das pessoas.”
Saiba mais
O Núcleo de Cooperativas do Alto Uruguai reúne 15 cooperativas atuantes em cinco segmentos: agropecuário, crédito, infraestrutura, saúde e trabalho, produção de bens e serviços.
Com mais de 145 mil associados, o Núcleo representa uma força cooperativista fundamental para o desenvolvimento regional.
Entre as cooperativas integrantes estão nomes de destaque como a Unimed Erechim, Aurora Coop, CoopuSaúde, Creral, Cresol, Sicredi, Emater, Sicoob, URI Erechim, Cooperativa de Produção e Consumo Nossa T














Comentários (0)