Governo inaugura nova sede do Centro de Referência da Mulher em Porto Alegre

Governo inaugura nova sede do Centro de Referência da Mulher em Porto Alegre
Secretárias de diversas pastas do Estado também estiveram presentes na cerimônia de inauguração - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Também foi apresentada a nova identidade visual do Ônibus Lilás

O governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (8/3), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a nova sede do Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM VAM), em Porto Alegre. O espaço vai qualificar o atendimento às mulheres vítimas de violência no Estado. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Durante o evento, também foi apresentada a nova identidade visual do Ônibus Lilás, veículo utilizado para atendimento itinerante às vítimas.

Leite ressaltou a importância dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e do combate à violência, além de destacar ações dirigidas às mulheres - como políticas de crédito especiais para mulheres empreendedoras, o Selo EmFrente, Mulher e o monitoramento eletrônico.

"Temos que ter todas as estruturas e políticas possíveis para que as mulheres se sintam acolhidas e protegidas. Elas não estão sozinhas. Há uma rede mobilizada para ajudá-las. É isso que desejamos construir coletivamente", afirmou o governador. 

As novas instalações do CRM VAM funcionarão na Rua Miguel Tostes, 823, na capital. O local passou por reforma, propiciando uma estrutura adequada e acessível. Desse modo, o centro oferecerá todas as condições para que o atendimento seja realizado de forma efetiva.

"Infelizmente, a violência contra a mulher é um crime silencioso. Então, precisamos de espaços de acolhimento como este. Queremos estender isso e que mais municípios abram CRMs para que as mulheres tenham onde buscar auxílio", reforçou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin.

Desde a pandemia de coronavírus, em 2021, a sede do CRM VAM foi transferida para o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Em seguida, verificou-se a necessidade de a unidade funcionar em local próprio, a fim de proporcionar maior efetividade aos atendimentos.

Vinculado ao Departamento de Políticas para a Mulher, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o CRM VAM realiza diversos tipos de atendimento voltados às mulheres em situação de violência, oferecendo orientação, esclarecimento, apoio, acolhimento e abrigo.

"Refletindo sobre a data de hoje, lembrei de todas as entregas do governo. Fiquei pensando na Rede Estadual da Saúde da Mulher sendo fortalecida, nas 21 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, nas 81 Salas das Margaridas, nos programas Mulher Empreendedora e Mãe Gaúcha e na inauguração deste Centro de Referência. É por isto que lutamos e é somente isto que queremos: respeito", disse a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

Uma das atribuições do CRM VAM é o atendimento das ligações do telefone nominado Escuta Lilás (0800 541 0803). O centro recebe as demandas diretamente ou direciona as vítimas para o atendimento em algum CRM municipal, visando facilitar o acesso à política pública. Além disso, assessora todas as instituições e equipamentos que compõem a Rede de Proteção e Atendimento à Mulher Vítima de Violência e auxilia no intercâmbio de vagas para abrigamento das vítimas e seus filhos menores dependentes.

A equipe é composta por psicólogas, assistentes sociais, analista jurídica e segurança preparadas para esse tipo de atendimento.

Dividido em dois andares, o espaço foi pensado para proporcionar acolhimento às mulheres em vulnerabilidade. A estrutura conta com salas de atendimento, de espera e de teleconferência – para contatos com os municípios e treinamentos e atendimentos a distância –, além de brinquedoteca, para acolher as crianças durante o atendimento das mães.

O prédio conta com acessibilidade e entradas reservadas para atendimento de demandas complexas. Há uma sala especial para atendimento a pessoas com deficiência e banheiro adaptado para PCD.  O centro dispõe, também, de uma sala de monitoramento, onde é realizado o acompanhamento de dados e estatísticas e o mapeamento da Rede de Proteção e do perfil das vítimas, viabilizando o preparo de relatórios para observação e análise.

O CRM VAM segue as Diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O centro foi criado em 2002, atendendo a mulheres de todo o Estado. Hoje, o Rio Grande do Sul conta com 73 CRMs instalados em seus municípios.

Também participaram da solenidade as secretárias de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann; da Educação, Raquel Teixeira; e de Obras Públicas, Izabel Matte; além de representantes de outros Poderes.

Ônibus Lilás

Para se ajustar aos novos padrões do CRM VAM, o Ônibus Lilás recebeu nova identidade visual e passou por consertos mecânicos. O veículo é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora da capital, disponibilizando os serviços em outros locais do Estado.

O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

O serviço pode ser solicitado por qualquer um dos 497 municípios gaúchos e é utilizado para que exista uma integração efetiva dos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

Contatos do CRM VAM

  • Endereço: Rua Miguel Tostes, 823, Rio Branco, Porto Alegre
  • Telefone: (51) 3288-9399
  • Escuta Lilás: 0800 541 0803
  • E-mail: crm@justica.rs.gov.br
  • Horário de atendimento: 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira

Texto: Ascom SJCDH e Juliana Dias/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom