Jornada Médica terá programação científica de saúde pública e privada
A I Jornada Médica Internacional, que ocorrerá em 14 de março, está colocando Erechim no centro do s
A I Jornada Médica Internacional, em homenagem à memória do Hospital Israelita Leonardo Cohen, da antiga colônia judaica de Quatro Irmãos, que ocorrerá em 14 de março deste ano no Centro Cultural 25 de Julho, está colocando Erechim no centro do setor de medicina e de saúde do Brasil, com repercussão do inédito evento em entidades médicas, e chamando atenção pelos diversos especialistas de ponta participantes da programação, como alguns que segue. O evento contribuirá para arrecadação de recursos para recuperação de seu prédio original de madeira.
Pioneiros de transplantes de pulmão no mundo
Dr. Milton Saute, por exemplo, é um dos pioneiros de transplantes de pulmão no mundo, referência com inovadora técnica, aplicada no Sheba Center Hospital de Israel, e paradigma destes tratamentos para a Europa e para as Américas. Será um dos palestrantes da Jornada Médica, ele que é descendente das colônias judaicas do Rio Grande do Sul.
Jornada da Sobrevivência
Dr. Sergio Timerman, por sua vez, abordará o que chama de “Jornada da Sobrevivência”, que são as emergências cardíacas, paradas súbitas e interrupções cardiorrespiratórias. É o maior especialista brasileiro neste desafio, e palestrante de Congressos Mundiais, Diretor do Centro de Parada Cardíaca, Time de Resposta Rápida e Ciência da Ressuscitação do Instituto do Coração (InCor) HC-FMUSP.
Revoluções do setor
As revoluções do setor de medtechs israelenses, no país chamado de Startup Nation, serão representadas no evento por Doron Sadka, CEO da Mais Autonomia, que trouxe ao Brasil a solução OrCam, o chamado óculos assistivo tecnológico, capaz de permitir saída técnica a quem tem baixa visão e enxergaria apenas sombras e manchas visuais.
Transplantes no sistema público e privado
O vice-presidente do Hospital Albert Einstein, Dr. Fernando Bacal, que também é Diretor de Transplantes do Instituto do Coração do Hospital de Clínicas em São Paulo, abordará o potencial do uso de transplantes no sistema público e privado, a capacidade de estender essa técnica para além dos grandes centros, e a expertise que pode ser assimilada pelas universidades.
Doenças prevalentes no Alto Uruguai
Um painel reunirá médicos originários da região de Erechim, como Dr. Jacó Lavinsky, Luiz Lavinsky e Cláudio Silveira, abordando as questões de doenças prevalentes na região do Alto Uruguai, do ponto de vista oftalmo, otorrino e a toxoplasmose.
Cenário sobre vacinas e potencial de novas epidemias
O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, apresentará o cenário da indústria pública de saúde, a capacidade de produção de remédios pelo país, dos chamados insumos farmacêuticos, da produção e fornecimento para o SUS, e em painel com a Secretária Estadual de Saúde do RS, Arita Bergman, em conjunto, relatarão cenários sobre o setor de vacinas no país, coberturas e potencial de novas epidemias.
Doenças raras, autoimunes e afetações genéticas
Um tema atual, as chamadas doenças raras, autoimunes e afetações genéticas, serão tema do palestrante Dr. Salmo Raskin, um dos maiores geneticistas da atualidade no país, referência nacional e internacional na pesquisa de doenças familiares e hereditárias, vindo especialmente do Paraná para o evento.
Carreiras, cirurgias robóticas e arritmias cardíacas
Ressaltando também a participação do Presidente do SIMERS – Sindicato Médico do RS, o endrocrinologista, Dr. Marcos Rovinski, que abordará o panorama sobre as carreiras médicas; do Dr. André Berger, profissional em atividade no Brasil e Estados Unidos, um dos inovadores nas cirurgias robóticas na área urológica, e Dr. Leandro Ioschpe Zimerman, especialista em arritmias cardíacas.
Envolvidos com o evento
O evento é uma realização da Prefeitura de Erechim, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região, com apoio do SIMERS – Sindicato Médico do RS, URI –Universidade em Erechim, e Federação Israelita do Rio Grande do Sul.
FONTE: JORNAL BOM DIA














Comentários (0)