Reminiscências - Coluna da edição dos dias 30 e 31 de maio de 2024 / Neivo A T Fabris

Reminiscências - Coluna da edição dos dias 30 e 31 de maio de 2024 / Neivo A  T Fabris

Reminiscências

Na década de oitenta do século passado, circulou em Getúlio Vargas o semanário Diário da Manhã. Funcionário da agência local dos Correios e acadêmico de História na Universidade de Passo Fundo, este escriba foi convidado, pelos editores Armando Cavalcante e José Ademar Müller, como colaborador. A redação do jornal estava instalada na Rua Jacob Gremmelmaier, nos fundos da loja do eletrotécnico Wilson da Costa. No piso superior do prédio em madeira e coberto de zinco, a Dona Clorinda comandava a equipe do salão de beleza mais concorrido da região.
II - Num anexo, o professor de violão Jorge Luís Leipnitz, administrava uma loja de discos e sebo de livros, e à noite, o Bekos Bar. Sozinho, o Cadorna dava conta do serviço de cozinha, do bar e do papo com os amigos e clientes. Muito raramente, já pela madrugada, tirava o violão do estojo para mostrar alguma música que preparava para um festival. Com muita insistência, o artista apresentava alguns dos seus trabalhos autorais. No prédio ao lado, já em alvenaria, fica a Livraria Ideal, do saudoso Moacir Roque Bischoff. Numa das paredes, um extenso expositor de revistas e jornais. Nas proximidades, a Livraria Ana Terra oferecia os lançamentos das melhores editoras.
III - O Cine Teatro Vera Cruz ainda atraia um grande público. As exibições aconteciam nos sete dias da semana, e aos domingos, além da matinê, havia duas sessões noturnas. Os cinéfilos preferiam as sessões nas noites de segunda-feira. A loja de discos do Heitor Michelin, na esquina da Av. Borges de Medeiros com a Rua Senador Salgado Filho, não ficava devendo para as similares dos grandes centros. O tradicional Café Avenida na época era comandado pelo Dionísio Secco e era o ponto de encontro para o dominó.
IV - Para cada um dos estabelecimentos citados, e também para tantos outros, caberiam extensas e exclusivas crônicas. Talvez o intenso frio que faz na tarde de terça-feira, quando a coluna está sendo escrita com antecedência em função do feriado de Corpus Christi, tenha despertado o saudosismo das décadas finais do século passado. Parte da coleção do DM, disponível na hemeroteca do Instituto Histórico, e também dos semanários Realidade e Panorama, que eram editados na cidade naqueles anos, registraram os acontecimentos daquela época em que nem se sonhava com a internet e as redes sociais.
V - A coluna social no Diário da Manhã era assinada por Anissara Zir. Além dos eventos e bailes realizados nos Clubes Aliança, Tênis Clube Getuliense, Sogeca e dos Centros de Tradições, a jornalista abria a página para os aniversários e dicas de programas de TV e revistas. Para o mesmo jornal realizou diversas coberturas do Festival de Cinema de Gramado. O carismático Armando Cavalcante e seu inseparável charuto era o responsável pela coluna política. Seu faro para assuntos escabrosos era infalível. Para esses dava o título de “bola preta”. De igual modo, para os elogiáveis, designados de “bola branca”.

A bola branca da semana vai para a administração municipal de Estação. Na segunda-feira, dia três de junho, o Poder Executivo, em parceria com a RGE e a InternetSul, irá retirar os fios abandonados nos postes da cidade, um problema recorrente e que impacta a aparência urbana e coloca em risco a segurança e o funcionamento das redes elétricas. Os fios soltos, que na quase totalidade da telefonia e de provedores de internet, também representa risco para a população. 

E a bola preta da semana vai para as 22 pessoas presas pela Polícia Civil por suspeitas de envolvimento nos saques em massa.
Eles foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e receptação em operações ocorridas entre 11 de maio e a última sexta-feira (24), em Eldorado do Sul e Guaíba. Entre o material encaminhado às vítimas das inundações e que foram desviados, havia feijão, arroz, biscoitos, massa e materiais de limpeza.

Dito & feito 1
Em cerimônia realizada em Porto Alegre nesta terça-feira (28), a deputada Delegada Nadine (PSDB) prestigiou a posse do prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda (PRD), como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Arruda substitui o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. (PDT). Em nota enviada à coluna pela assessoria, a parlamentar afirmou: “É um momento muito difícil para todo o Rio Grande do Sul e a Famurs é um suporte fundamental na reconstrução dos municípios. Desejo sucesso ao prefeito nesta importante missão”. Uma comitiva de prefeitos da Amau também prestigiou a solenidade de posse.

Dito & feito 2
O professor David Zanoni será o novo secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas. A portaria de nomeação e de posse deverá ocorrer na próxima segunda-feira (03). O atual diretor do Departamento Cultural da Smecd assume a vaga da colega Sandra Betiatto, que vai ocupar o cargo de dirigente do Programa Estadual Alfabetizatchê, junto a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. David Anderson Zanoni, 37 anos, é doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UPF. Mestre e graduado em História pela mesma instituição de ensino. Pesquisador e escritor. Professor concursado da rede municipal de ensino desde 2014, atuou na Secretaria de Educação no setor pedagógico como orientador. Professor de História com atuação no ensino fundamental, médio e superior, coordena o programa municipal de Educação Fiscal desde 2016 e o Programa Educação Conectada desde 2018. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas.

Dito & feito 3
O diretor operacional do Hospital São Roque, Cláudio Santolin, recebeu, na manhã de quarta-feira (29), a assessoria da deputada federal Denise Pessoa (PT) e dirigentes do PT de Getúlio Vargas. Na oportunidade, a comitiva comunicou a destinação de recurso do Programa do Governo Federal - Ministério da Saúde, no valor de R$ 100.000,00 a ser aplicado no custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial. No registro da entrega do ofício, Rosane, Santolin, Graciela, Edinara e Roberto.