Notícias de Erebango e Ipiranga do Sul
Erebango - Proerd forma novas turmas de 5º ano
Participaram estudantes da 11 de Abril e do Irineu Evangelista de Souza
No dia 18 de junho, os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril e do Colégio Estadual Irineu Evangelista de Souza, de Erebango, participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento contou com a presença de autoridades municipais, educadores, familiares e representantes da Brigada Militar, que, juntos, celebraram esse importante marco na formação das crianças.
Estiveram presentes o prefeito Valmor José Tomelero (MDB); a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Marinez Tomelero; a subcomandante da 1ª Companhia Independente, Marciane Mocelin; o comandante do 4º GPM de Erebango, soldado Maurício Casanova; além das instrutoras do Proerd, as soldados Joceli de Melo Machado e Raquel Helena Schauffler. As turmas foram acompanhadas pelas professoras Márcia Joana Florek e Rosimeri Terezina Tabackzinski Zorzan, que acompanharam de perto o desenvolvimento dos alunos ao longo do programa.
O Proerd tem como objetivo orientar crianças e adolescentes para que façam escolhas seguras e saudáveis, por meio de atividades educativas que abordam temas como autoestima, prevenção ao uso de drogas, resolução de conflitos e valorização da vida. A parceria entre escola, polícia e família é um dos pilares do programa, que atua na construção de uma sociedade mais consciente e protegida.
A realização da iniciativa só é possível graças ao empenho da Prefeitura Municipal, que investe continuamente em ações de prevenção e formação cidadã. O apoio ao Proerd reforça o compromisso da gestão com o bem-estar e o futuro das novas gerações.
Ipiranga do Sul
Escola Dom João Becker valoriza o bem-estar dos estudantes
A Escola Municipal Dom João Becker tem se destacado pela qualidade do ensino e por ações voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento integral dos estudantes. Em entrevista, a diretora Luciane Ambrosini e a vice-diretora Ivelize Sabadini apresentaram as principais iniciativas realizadas neste ano letivo.
O projeto pedagógico de 2025 tem como tema norteador “Bem-estar na escola: cuidando da mente, do corpo e das relações”, reforçando a importância da saúde emocional no ambiente escolar. As ações incluem planejamento docente alinhado à BNCC, reforço escolar, atendimento educacional especializado, turno integral para a educação infantil, alimentação saudável e ampliação do atendimento psicopedagógico. “Sabemos que a escola não é apenas um espaço de desenvolvimento cognitivo. É também um lugar onde se aprende a lidar com as emoções, com os outros e consigo mesmo”, afirmou a diretora Luciane.
Entre as melhorias estruturais, a escola investiu em reformas internas, novos brinquedos, reforma da pracinha da Educação Infantil com grama sintética, aquisição de livros e melhorias na cozinha. A ampliação do acervo literário infantil e a renovação de equipamentos refletem o compromisso com a qualidade da aprendizagem.
A diretora Luciane destacou ainda os resultados expressivos no Ideb, com a escola ocupando o segundo lugar no Estado nas séries iniciais. Esse desempenho resultou na conquista, mais uma vez, do Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola, e também do Prêmio Alfabetiza Tchê, com repasse de R$ 30 mil, que será investido na reforma da biblioteca.
A escola também realiza eventos de integração com as famílias, como o Dia da Família na Escola e a Feira Conexão Família DJB, que terá sua terceira edição no dia 19 de novembro.
A vice-diretora Ivelize reforçou o agradecimento à comunidade escolar e à administração municipal, destacando a parceria com as famílias como essencial para o sucesso das ações desenvolvidas. Também manifestou gratidão ao CPM, que em breve encerra seu mandato, pela presença constante nas atividades e pelo trabalho realizado.
A Escola Dom João Becker segue como referência em educação pública de qualidade, com foco no desenvolvimento humano e na construção de uma comunidade escolar cada vez mais forte, comprometida e participativa.














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